
A desnutrição é um problema sério em Ruanda, os dados mostram que 38% dos ruandeses são atingidos pela desnutrição. Estes são principalmente crianças menores de 5 anos e suas mães. O Estado comprometeu-se a liberar os fundos necessários para erradicá-lo.
Na ONG onde trabalho, temos um programa de instalação de hortas para cada casa e beneficiário do agregado familiar.
Por causa disso, minha intervenção é voltada especificamente para as famílias mais vulneráveis da zona rural da província do sul da Ruanda. Como em qualquer outro lugar, a desnutrição em crianças causa problemas físicos e psicológicos, retarda o crescimento, diminui a expectativa de vida e aumenta a mortalidade infantil. As Kitchen Gardens apresentam diversas vantagens em comparação com outras hortas.
Elas estão instaladas mais perto das cozinhas para facilitar o trabalho das mulheres. Molhar é fácil através do uso de águas residuais da cozinha. Disponibilidade de legumes em todas as estações e são orgânicos.
A maioria das produções é reservada para consumo familiar. O excedente é orientado para o mercado o que contribui para a renda familiar. Boas práticas de manutenção são necessárias para fazer a kitchen garden mais produtiva e sustentável entre outros: usar a manta para o abafamento; regar de manhã e à noite durante a estação seca, e ter cuidados profiláticos biológicos.
Então com as Kitcken Garden teremos contribuído para a erradicação da desnutrição e melhoramento da dieta dos membros familiares através da preparação de refeições boas e equilibradas.
This Portuguese translation has been possible thanks to the PerMondo project: Free translation of website and documents for non-profit organisations. A project managed by Mondo Agit. Translator: Alberic Djomaki Proofreader: Fernando Carlos Bento de Souza