Antigamente nossa alimentação era saudável. Era tirada da natureza, como cará, mandioca, amendoins, banana, mamão, peixes assado, pássaros nativos e entre outras.
Quando tivermos o contato com não indígenas mais ouve a mudança na nossa alimentação. E ouve prejuizo como doença sarampo, diabetes, câncer e obesidade.
Antigamente nós não sabiam sobre o futebol, só naquela época nosso principal esporte era arco e flecha.
Através do contato com não indígenas nois descobrimos que o futebol é um esporte muito legal. Atualmente as crianças querem ser um profissional, quer aparecer no público. O povo Suruí realiza um campeonato com intuito de trazer alegria para o nosso povo.
Com a prática do futebol começamos a utilizar outros materiais para realização do esporte como chuteira, bola, uniforme e outros.
O esporte para os Paiter Suruí tem melhorado a nossa qualidade de vida evitando doenças.
Mais nós podemos deixar de falar que o contato com os não indígenas com alguns pontos negativos, como invasão na nossa território e desmatamento. Mas também trouxe coisas boas como a tecnologia.
Nosso pai sempre fala para mim e o meu irmão que nós não podemos deixar a nossa cultura, costume e tradição. Por isso é a nossa identidade muito importante. Vivemos em uma luta diaria, buscando nossos direitos.
Editado por: Andru Shively (VUB)