Ter uma sala de aula para ensinar a língua nativa é o sonho de todo professor de língua nativa do mundo.
Com um espaço adequado e equipado para esse fim, os alunos se sentiriam confortáveis e motivados para aprender.
Com esse sonho em mente, começamos a construir a primeira sala de aula bilíngue para educação no idioma Wayuu, na região colombiana de La Guajira. Mas como os recursos para esse tipo de iniciativa são limitados, realizamos sorteios, pedimos doações e buscamos bons corações para nos apoiar nessa causa. A tarefa não foi fácil, mas conseguimos, com o apoio incondicional das crianças da escola, que transportaram água e lama, limparam o mato e acompanharam com entusiasmo a construção da nova sala de aula.
Ecoando as paredes de taipa, telhado de zinco e paus de trupillo com seus próprios olhos e empenho, eles ajudaram a construir um lugar para aprender melhor sua língua nativa, a língua de seus ancestrais que os identificaram na história.
Os milhões de sorrisos das crianças encorajaram-nos a continuar e foram o motor deste projeto. Hoje temos uma sala de aula onde uma nova história da maior língua indígena da Colômbia é escrita em letras douradas.
E como diz o autor, esta é feita para a língua que leva o brilho da aurora guajira desde a criação atravessando aquele azul infinito até a eternidade.
