“Educação do Campo, Direito Nosso, Dever do Estado” “Nós existimos”
Sou Danilo Rodrigues, voluntário na Escola Família Agrícola de Itiúba. Ela surgiu da união e das lutas dos agricultores, agricultoras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ex- alunos da EFA de Monte Santo.
A construção começou em 2008, mas não foi totalmente terminada pelo poder público. As aulas tiveram inicio em fevereiro de 2010.
Na EFA temos o ensino fundamental II na modalidade da pedagogia da alternância, onde os alunos ficam 15 dias no tempo escola e 15 dias em casa interagindo com a comunidade.
Promovemos uma educação do campo contextualizada, que possibilita uma formação solida e consciente para os filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares.
Temos inúmeros resultados, estamos contribuímos para mudar vidas no semiárido baiano, formando a quarta turma que vai para o curso Técnico em Agropecuária / fortalecendo a solidariedade através dos mutirões que as famílias realizam na escola e nas comunidades. Melhorando a convivência e a permanência no campo, e diminuindo o êxodo rural.
Os jovens estão tornando-se protagonistas das suas vidas e estão proporcionando o desenvolvimento comunitário e familiar.