
"Se outros sabem fazer isso, você também pode." Isso soa familiar? Provavelmente sim. O mesmo vale para a aquisição de um segundo idioma.
Qualquer um pode aprender um idioma. Existem diferentes métodos para aprender um idioma. Eu me concentro em uma maneira: conversar com falantes nativos. Quando tinha 12 anos, um francês me pediu informações. Eu não o entendi e fiquei em silêncio. O homem percebeu que havia uma barreira linguística.
Durante muito tempo não quis quebrar a barreira porque mal sabia algumas palavras em francês. Isso me deixou desconfortável. Além disso, só me senti confortável na minha própria língua. Comecei a querer dominar o francês.
Um professor da minha escola me ajudou. Ele me contou sobre a ONG Roeland, instituição que organiza acampamentos de idiomas. Naqueles campos falamos francês todos os dias, o que no início foi difícil para mim.
Lá, todos os dias os participantes recebem duas ou três oficinas linguísticas nas quais trabalham a nova língua estrangeira. Entre as aulas, há tempo para acompanhar oficinas esportivas e criativas.
Pessoalmente, acho que todos deveriam participar como monitor. Em primeiro lugar, o seu francês receberia um bom impulso. Em segundo lugar, você conheceria novas pessoas e lugares. Depois, você ensinaria coisas novas aos jovens. Finalmente, você sentiria o que é a verdadeira gratidão através das mensagens que os participantes escrevem para você no final de um acampamento de idiomas.
Aprender um novo idioma oferece muitas oportunidades. Você expandiria seu conhecimento cultural, conheceria novas pessoas e ganharia experiência na área de educação. O mundo inteiro está aos seus pés!